III ECAC, realizado
em dezembro de 2014. Acima
(da direita à esquerda), mesa com Professor Manoel Andrade, coordenador do PRECE; Professor Custódio Almeida, vice-reitor da UFC, e Professor Maurício Holanda, ex-secretário da Educação do Ceará.
Seleção de
bolsistas
PRECE 2016
O EVENTO
A Universidade Federal do Ceará (UFC) sediará de 29 a 31 de março o IV Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa (ECAC) - Experiências de Protagonismo, Cooperação e Solidariedade na Escola Pública. A temática deste ano discute sobre a escola pública como espaço fomentador da construção da autonomia intelectual de estudantes.
O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola(PRECE) é desenvolvido pela Coordenadoria de Articulação entre a Universidade e a Escola Básica (COART), pertencente a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia). Em 2016, o PRECE formou mais de 100 universitários para desenvolverem, em escolas públicas do Ceará, projetos com Aprendizagem Cooperativa. Os projetos desenvolvidos propagam a história precista e multiplicam as experiências de estudo com Aprendizagem Cooperativa.
Como um dos programas desenvolvidos pela COART, o PRECE constrói as suas ações com professores, estudantes e gestores da educação básica.Este ano, o ECAC propõe a discussão sobre o intercâmbio entre a universidade e a escola pública.
O I ECAC ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembr, em 2011. O evento debateu temas relevantes à metodologia que, no Ceará, é construída com o diálogo entre teorias da educação e a experiência educacional não formal promovida pelo PRECE, iniciada na década de 1990. A ocasião contou com o compartilhamento de experiências das treze Escolas Populares Cooperativas (EPCs), núcleos do PRECE em 4 municípios cearenses.
No ano de 2012, de 10 a 12 de dezembro, aconteceu o II ECAC. Nesse ano, o encontro contou com a presença dos irmãos David e Roger Johnson, professores da Universidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, teóricos da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Com o apoio e a participação da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), o evento também incluiu a presença de gestores, professores e estudantes da rede estadual de ensino.
Em 2014, com a temática “Compartilhando experiências de protagonismo, cooperação e solidariedade” o III ECAC ampliou os espaços de discussão sobre a metodologia da Aprendizagem Cooperativa desenvolvida no Ceará. O encontro visava aprofundar os conhecimentos e promover a troca de experiências entre gestores, professores e estudantes do ensino básico e superior.