top of page

ENVIO DE

RESUMOS

17 A 30

DE OUTUBRO

TRABALHOS

O IV ENCONTRO CEARENSE DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA (ECAC) - Experiências de Protagonismo, Cooperação e Solidariedade na Escola Pública recebe, entre 17 de outubro e 06 de novembro, inscrições de relatos de experiência sobre vivências com Aprendizagem Cooperativa.  

Os trabalhos devem ser enviados para ivencontrocearensedea.c@gmail.com

com a modalidade designada, em caixa alta, no assunto do e-mail.

1

ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nesta modalidade, podem se inscrever estudantes da educação básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio ou cursinho preparatório pré-universitário) que participam de alguma das experiências listadas a seguir que utilizam a Aprendizagem Cooperativa, seja esta desenvolvida dentro ou fora da escola.

  1. Aprendizagem Cooperativa em sala de aula, orientada pelo professor dentro da escola (Ensino Fundamental ou Ensino Médio).

  2. Aprendizagem Cooperativa em sala de aula, orientada por universitários (Iniciação à Docência, Pré-Enem Cooperativo ou Escolas Populares Cooperativas).

  3. Aprendizagem Cooperativa em Grupos de Estudos (Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, Estudos Orientados ou Células Autônomas e Solidárias de Aprendizagem Cooperativas – CASA C).

  4. Participação no Projeto Letras Solidárias.                                                                                                       O relato inscrito nesta modalidade deve seguir as orientações ao lado e, obrigatoriamente, deve ser referendado por um(a) orientador(a). Em caso de projetos que ocorram dentro da escola, o orientador(a) do resumo pode ser um um(a) professor(a), coordenador(a) ou pelo(a) diretor(a) da escola. Em casos de projetos que ocorram fora da escola, o relato deverá ser referendado pelo universitário(a) ou Coordenador(a) do Projeto responsável.

​O relato de experiência deve ser escrito em formato de resumo, digitado em um único parágrafo, fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, tendo entre 1.400 a 3.000 caracteres com espaços.

 

O cabeçalho do resumo deve conter identificação geral do autor, especificando a modalidade, nome completo do autor, e-mail, telefone e instituição a que é vinculado, de acordo com o modelo padrão no fim da página.

Deve conter um título no início e três palavras-chave ao final do texto.

 

Os resumos da modalidade 1 – Estudantes da Educação Básica deve constar além do cabeçalho com identificação geral, em rodapé os dados de identificação do orientador, constando: nome completo do orientador, e-mail, telefone, instituição e função.

 

Todos os resumos devem conter os seguintes aspectos:

 

  • Título do trabalho - Apresentar um título para experiência relatada.

  • Introdução - Descreva o contexto em que a utilização da Aprendizagem Cooperativa (AC) iniciou e o que justifica sua utilização. Qual era o contexto? Que dificuldades e problemas existiam? De que forma a AC poderia contribuir para solução de tais problemas? Quais foram suas motivações pessoais?

  • Objetivos - Escreva de forma sucinta e pontual o que a iniciativa desejava obter ao final do trabalho.

  • Metodologia - Conte quais atividades foram utilizadas para alcançar os objetivos propostos. Qual a frequência e local dos trabalhos? Há quanto tempo acontece? Que problemas e obstáculos enfrentou e que estratégias usou para superá-los? Quem foram as pessoas parceiras que contribuíram?

  • Resultados obtidos – Cite de forma pontual quais os resultados, ou seja, o efeito positivo causado pela iniciativa.

  • Considerações finais – Finalize o relato falando sobre sua avaliação geral sobre o processo e o trabalho em grupo e quais as perspectivas de futuro da iniciativa.

  • Palavras-chave - escolha três palavras que melhor descreve ou caracteriza seu relato de experiência.

ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DO RESUMO

UNIVERSITÁRIOS

(Graduação e

Pós-graduação)

2

Nesta modalidade devem se inscrever os universitários (estudantes e professores) que participam de experiência com Aprendizagem Cooperativa, dentro ou fora da escola pública, ou pesquisam sobre essas práticas. Incluem-se nessa modalidade os bolsistas do PACCE-UFC, PRECE-UFC, FOCCO-UNEMAT e pesquisadores que desenvolvem uma das ações:

 

  1. Aprendizagem Cooperativa em sala de aula, orientada por universitários (Iniciação à Docência, Pré-Enem Cooperativo ou Escolas Populares Cooperativas).

  2. Aprendizagem Cooperativa em Grupos de Estudos (Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, Estudos Orientados ou Células Autônomas e Solidárias de Aprendizagem Cooperativas – CASA C, etc.).

  3. Participação no Projeto Letras Solidárias.

  4. Pesquisas sobre Aprendizagem Cooperativa ou a história do  PRECE.

PROFESSORES/

FACILITADORES

3

Nesta modalidade devem se inscrever os professores/ facilitadores que estejam utilizando a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, seja no ensino fundamental, ensino médio, ensino superior ou em espaços de educação não formal, podendo os mesmos desenvolverem ações tais como:

 

  1. Aprendizagem Cooperativa em sala de aula, orientada pelo professor em uma disciplina curricular.

  2. Grupos de estudos orientados pelo professor dentro da escola como em Horários de Estudo, Estudos Orientados ou similares.

   3.Grupos de estudos orientados pelo professor e       que ocorrem fora da escola (Células Estudantis       de Aprendizagem Cooperativa, etc.).

   4. Grupos de estudos autônomos e solidários de        Aprendizagem Cooperativa, em espaços                    educacionais formais e não formais.

GESTORES DA EDUCAÇÃO

BÁSICA

4

Nesta modalidade devem se inscrever diretores ou coordenadores que desenvolvem Projetos e Ações que utilizam e promovem a metodologia da Aprendizagem Cooperativa na escola.

 

Considera-se projeto de gestão em Aprendizagem Cooperativa experiências em que gestores lideram ações e processos que estimulem professores ou estudantes a utilizarem a Aprendizagem Cooperativa em sala de aula ou fora dela, bem como estratégias de gestão escolar, propriamente dita, que valorizam o desenvolvimento de equipes cooperativas envolvendo professores e/ou coordenadores.

APRESENTAÇÃO ORAL

Cada autor terá até 10 (dez) minutos para a apresentação de seu relato de experiência.

 

​Após um ciclo de apresentações os presentes poderão fazer perguntas para os autores do trabalho.

 

​Os autores poderão expressar-se de modo original e criativo conforme desejar, podendo utilizar vídeos, slides, paródias, poesias, etc., desde que não ultrapasse o tempo estabelecido.

 

A apresentação dos relatos de experiência deverá seguir o horário e local determinado, conforme o informado com antecedência no site do evento.​

 

A organização do evento não se responsabilizará em possibilitar de um segundo momento para as apresentações daqueles que não estiverem presentes no seu horário e local determinado.

 

A comissão organizadora disponibilizará em cada sala um kit multimídia (computador com Windows 7 e Office 2007 da Microsoft. projetor multimídia. tela de retroprojeção).

 

A comissão não se responsabilizará por eventuais problemas de incompatibilidade com as mídias utilizadas.

  • Ao se inscreverem, todos os participantes concordam com a utilização gratuita de seu nome, sua voz e imagem, além do trabalho escrito, na íntegra ou em parte, para a divulgação em quaisquer meios de comunicação, nacionais e internacionais, em língua portuguesa ou traduzida para outros idiomas, na forma impressa ou eletrônica.

  • Os participantes que tiverem 75% de participação no evento, comprovadamente em lista de frequência, receberão certificado de participação no IV ECAC.

  • A participação dos autores dos relatos de experiência no IV ECAC só será confirmada e garantida após a publicação do resultado da seleção que se dará no site  a partir do dia 14 de novembro de 2016.

  • Os relatos que estiverem fora do padrão estabelecido serão automaticamente desclassificados.

DOWNLOADS:

OBSERVAÇÕES:

MODALIDADES:

bottom of page