top of page

NOTÍCIAS

IV Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa recebe inscrições de trabalhos

Com a temática Experiências de Protagonismo, Cooperação e Solidariedade na Escola Pública, o IV Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa (ECAC) recebe, até 06 de novembro, inscrições de Relatos de Experiência com Aprendizagem Cooperativa. Podem enviar trabalhos estudantes da educação básica, universitários (graduandos e pós-graduandos), professores, gestores e pesquisadores que desenvolvam projetos com a metodologia. Promovido pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), o evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Campus do PICI – Universidade Federal do Ceará (UFC).

Como um programa da Coordenadoria de Articulação entre a Universidade e a Escola Básica (COART) da UFC, o PRECE desenvolve, com estudantes universitários, projetos em escolas da rede pública do Ceará.  O IV ECAC, como espaço para compartilhar experiências de ensino e aprendizado com Aprendizagem Cooperativa, propõe a discussão sobre a troca de saberes entre a universidade e a escola pública.  A inscrição para o evento é gratuita.

O PRECE

Criado em 1994 como uma experiência de educação não formal, o PRECE colaborou para centenas de estudantes ingressarem em universidades. Como um programa desenvolvido pela UFC, em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza, hoje, oferece formação sobre Aprendizagem Cooperativa para universitários, professores, gestores e estudantes da educação básica.

São mais de 100 bolsas para estudantes de graduação elaborarem e aplicarem projetos com Aprendizagem Cooperativa em escolas públicas do estado. Com acompanhamento pedagógico de educadores da SEDUC e da SME, os bolsistas desenvolvem, com estudantes do ensino médio e fundamental, Células Autônomas e Solidárias de Aprendizagem Cooperativa (CASA-C) sobre temáticas variadas. Os estudantes de licenciaturas recebem formação sobre a prática docente com Aprendizagem Cooperativa e, sob orientação de um professor, experimentam lecionar com a metodologia.

Para auxiliar com o desenvolvimento da escrita e da leitura, o programa desenvolve o Projeto Letras Solitárias, que realiza oficinas de produção e revisão textual. Para compartilhar todas as ações do programa, um grupo de estudantes colabora com o Projeto Memorial do PRECE, responsável por propagar as experiências de protagonismo e cooperação nas escolas públicas.

Aprendizagem Cooperativa no Ceará

A prática não formal vivenciada pelo o grupo que criou o PRECE possuía semelhanças com a Aprendizagem Cooperativa, metodologia trabalhada pelos teóricos David e Roger Johnson, nos Estados Unidos.  O encontro entre a experiência criada no sertão cearense e a proposição metodológica norte-americana originou a Aprendizagem Cooperativa utilizada em projetos da UFC e da rede pública de educação básica do Ceará.

Submissão de trabalho até 30 de outubro. Para submeter trabalhos, é necessário está inscrito no evento, confira o edital: http://ivencontrocearense.wixsite.com/prece2016/trabalhos

bottom of page